Preço final dos produtos: transparência

Será que todas as roupas para amamentar cumprem sua função, independente do preço?

Podemos dizer que sim, mas você sabe qual o custo da roupa barata? Pode ser a mão-de-obra desvalorizada, ou até infantil; Pode ser o material barato que foi produzido coom baixa qualidade e grande impacto para o meio ambiente. 

Afinal, o que reflete no preço final dos produtos?

1º Uma marca Slow Fashion é muito diferente de uma marca Grande

Fica mais caro produzir de acordo com o fluxo de vendas (esse é o conceito do slow Fashion). Para uma marca grande que tem um estoque enorme, e depois faz muitas promoções, o custo de fabricação diminui. 

Quer saber como? Porque com seu grande volume de produção, é maior a negociação com fornecedores de matéria-prima e mão-de-obra. Para as marcas slow fashion, o ritmo é mais lento, costumamos dizer: é no tempo humano. 

2º Custos escondidos

Sabia que por trás das roupas tem: modelagem, aluguel, pessoas envolvidas e seus direitos trabalhistas, luz, internet, plataformas online, sistemas administrativos, embalagem...

Mão de obra materna

Por trás daquele precinho barato, provavelmente tem uma mão de obra desvalorizada.

É assim que as grandes marcas produzem em larga escala e conseguem aquele valor tentador. Em 2004 foi denunciado casos de verdadeiros complexos de exploração, com trabalhadores que passavam o dia inteiro costurando sem parar e ganhavam R$0,20 por peça (Em São Paulo), enquanto as marcas faturavam, todo o resto. 

Mesmo com a quantidade de informação na rede, o modelo fast fashion ocidental agrada e reforça a desigualdade entre todos.

Aqui na Forma de Mãe nossa preocupação final são as mulheres que amamentam,m as nossas costureiras já amamentaram, e são chefes do lar, é para essas mulheres que vocês pagam quando compram aqui. 

 

Matéria Prima

Nesse item, estamos orgulhosas de dizer que nossos materiais são 100% locais. Produzidos aqui mesmo, em Santa Catarina: linhas, aviamentos e o tecido todo. O que nos coloca numa posição de sustentabilidade plena e Slow Fashion, inegociável. Uma roupa barata pode estar associada também a tecidos de origem duvidosa, vindos de fábricas que não respeitam o meio ambiente, que infringem processos de tingimento, ou que não tem processo de filtragem da água na sua produção.

A matéria-prima, com procedência confiável é mais cara para o bolso, porém, mais barata para o meio ambiente, e ao mesmo tempo sustenta toda a cadeia de produção local. De toda forma, reflete no preço final do produto. 

Suas Escolhas

Na sua próxima compra, quando for se questionar sobre o valor, pense no contexto da criação daquela peça. Tente refletir por quais mãos a roupa passou. E aí, se o custo parece justo no processo que envolveu essas pessoas.

Aqui tem uma empresa feliz, ética e responsável com pessoas e com o planeta.

Pague com
  • Pix
Selos

Tatiana Auriema - CPF: 303.696.248-40 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail